Com o resultado, o São Paulo chegou à nona posição, com 12 pontos. Foi apenas o segundo triunfo do time paulista no torneio nacional. A equipe comandada por Zubeldía tem ainda seis empates na Série A.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
O Tricolor do Morumbis se reabilitou após a derrota para o Palmeiras por 1 a 0, em clássico disputado na Arena Barueri, na última rodada.
O tropeço fez o Grêmio ingressar na zona do rebaixamento. O time é o 17º colocado, com nove pontos, e completou o quarto jogo sem vitórias em todas as competições, com três empates e uma derrota neste período.
O time gaúcho não contou com o técnico Mano Menezes à beira do campo na partida deste sábado. O profissional foi liberado pela direção do Grêmio para prestar assistência à sua família. Dois enteados da filha de Mano faleceram em um acidente automobilístico no Rio Grande do Sul. Um minuto de silêncio foi prestado antes de a bola rolar em solidariedade a Mano e seus familiares.
Comandado pelo auxiliar Sidnei Lobo, o Grêmio perdeu a terceira no Brasileirão. Apesar da pontuação baixa, o time não era derrotado há quatro jogos no torneio, tendo vencido apenas uma dessas partidas, o triunfo sobre o Santos por 1 a 0.

Veja como foi São Paulo 2 x 1 Grêmio
As duas equipes voltam a campo pela 3ª fase da Copa do Brasil no meio de semana. Na terça-feira (20), o São Paulo visita o Náutico, às 21h30. Na ida, o Tricolor Paulista derrotou o Timbu por 2 a 1. No mesmo dia, o Grêmio recebe o CSA, na Arena, às 21h30. No jogo da ida, o adversário alagoano surpreendeu ao vencer por 3 a 2.
No pique de Aravena
Foi um primeiro tempo bastante corrido no Morumbis. Logo de cara, André Silva levou perigo à defesa gremista arriscando de fora da área. Ele ainda teve outra oportunidade, mas Tiago Volpi estava atento para fazer a catada.
Aos seis minutos, Zubeldía se viu obrigado a mexer no time depois que Marcos Antônio caiu sozinho e acusou dores. Ele precisou deixar o campo de maca, sendo substituído por Pablo Maia.

O São Paulo seguiu dominante na partida, tendo ainda oportunidades com Luciano. Só que o Grêmio foi mais efetivo quando teve a chance. Em um momento onde o Tricolor Paulista estava melhor na partida, Pablo Maia cometeu um erro infantil na saída de bola, Monsalve recuperou e lançou Aravena. O atacante chileno engatou a quinta marcha, venceu na corrida e chutou forte, cruzado, no contra-pé de Rafael, para abrir o placar aos 36 minutos.
Arboleda recoloca São Paulo no jogo
Na volta do intervalo, Zubeldía preferiu sacar Pablo Maia para apostar em Lucca. Mais agressivo, o Tricolor "brocou" aos três minutos, quando Arboleda, em um tiro de cabeça, estufou as redes após cruzamento preciso de Enzo Díaz.

Clima quente, polêmica no fim e a virada
O jogo ficou mais pegado na etapa final, com o juiz distribuindo amarelos para tentar conter a animosidade. Aos 34 minutos, Luciano foi derrubado dentro da área por Camilo, marcação essa contestada pelos jogadores do time gaúcho. A checagem do VAR se estendeu por seis minutos, com o árbitro verificando inicialmente uma falta de Arboleda em Jemerson, e depois o polêmico pênalti em si.

Com os bancos exaltados pela demora, o do Grêmio ficou ainda mais na bronca. O juiz confirmou a penalidade e André Silva, com tranquilidade, sacramentou a vitória e a virada do Tricolor. Foi seu 11º gol no ano. Ele é o artilheiro do time na temporada.
No último lance do jogo, em uma bola levantada para a área no tumulto, três jogadores do Grêmio apareceram para finalizar. Só que nenhum conseguiu tocar na bola e Rafael segurou firme, garantindo o resultado.
