Mais

Homem que causou a morte do narrador Ivan Zimmermann fazia racha

Ivan marcou época nas transmissões do esportes americanos
Ivan marcou época nas transmissões do esportes americanosBandSports
O narrador Ivan Zimmermann, ex-ESPN e BandSports, faleceu nesta semana aos 64 anos vítima de um possível racha na cidade de Broward, na Flórida, segundo a polícia local.

Ivan foi atingido por um motorista de 43 anos que dirigia uma Mercedes C450 na contramão.

O motorista, identificado como Julius Clark, estava ziguezagueando no trânsito quando acelerou para a pista central, de acordo com testemunhas. “Ele estava possivelmente envolvido em um racha", afirmou a Polícia de Broward em sua investigação preliminar.

Ao ver um caminhão de cimento parado na pista, o motorista escapou para a contramão e pegou o Nissan do narrador brasileiro de frente. “Clark bateu no carro com tanta força que o empurrou para trás, contra o Audi”, explicou a polícia.

Ivan foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O Flashscore indagou às autoridades da cidade estadunidense se Julius Clark está preso e será processado. O caso ainda está sob investigação.

Carreira histórica na transmissão da NFL

Ivan Zimmerman foi um dos pioneiros na transmissão dos esportes americanos para o Brasil.

Ele foi o primeiro a narrar in loco o Super Bowl em português (Dallas Cowboys x Buffalo Bills, em 1993), antes de assumir jogos também da NBA, NHL e MLB.

"A NFL lamenta profundamente o falecimento do ex-narrador da Band e ESPN, Ivan Zimmermann, que teve um papel fundamental na popularização da NFL no Brasil", escreveu a liga de futebol norte-americano em suas redes sociais.

Entre os bordões que popularizou na TV, estão "hasta la vista, baby", "fogo na bomba", "barrado no baile" e "lê, lê, lê".

Em sua primeira entrevista a um veículo brasileiro (à radio CBN, em 2001), Ivan revelou uma curiosidade: ele gritava "lê, lê, lê" quando alguém batia um home run nas transmissões de beisebol porque, no início, não entendia nada do esporte. "Na primeira vez que aconteceu, eu queria falar que o rebatedor 'levantou demais a bola', mas me explicaram na hora do que se tratava um home run, aí interrompi a frase no começo, e ficou só 'lê'", explicou ele, às gargalhadas. 

Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo em 1984, Zimmermann virou narrador da ESPN Internacional no início anos 1990, quando o canal era separado da antiga ESPN Brasil.

O catarinense torcedor do Palmeiras também liderou transmissões na TV Bandeirantes e BandSports, onde ficou até 2017.

"O jornalismo esportivo perde um grande profissional e nós do BandSports um grande amigo. E da forma que você gostava de encerrar as transmissões, nos despedimos de você: 'Hasta la Vista, Baby!'", escreveu o Grupo Bandeirantes em suas redes sociais nesta quarta (5), quando a notícia da morte foi divulgada.