O State Farm Stadium testemunhou o início de algo grande para o Kansas City Chiefs em 2023. A franquia do Missouri ganhou o primeiro Troféu Vince Lombardi em uma série que pode chegar a três consecutivos neste domingo, 9 de fevereiro, a partir das 20h30 (de Brasília). Os perdedores desse início glorioso foram os Philadelphia Eagles, que mais uma vez serão os adversários de Andy Reid no Caesars Superdome.
Os torcedores da franquia da Pensilvânia têm motivos para sonhar, já que desde que Nick Sirianni assumiu o comando em 2021, todas as temporadas foram muito positivas e eles sempre estiveram nos playoffs.

Sem dúvida, as marcas registradas que caracterizaram os campeões da Conferência Nacional ao longo do período mencionado foram uma solidez defensiva invejável e um domínio fabuloso do jogo terrestre. Tudo isso foi implementado pelo técnico de Jamestown (Nova York), que está ansioso para receber o bastão de Andy Reid.
Em quase todos os cenários, os Eagles seriam os favoritos, mas desta vez eles enfrentarão uma equipe que, embora não deslumbre como nos primeiros anos de Patrick Mahomes, faz com que os adversários tremam de pânico.
Os Chiefs não podem hesitar se quiserem levantar o segundo troféu Vince Lombardi de sua história. E eles têm argumentos para jogar com confiança, pois possuem um dos elencos mais bem construídos da NFL, o que os levou a chegar ao "Big Game" com um magnífico recorde de 17-3 (Temporada Regular + Playoffs).
Quem quiser ar, que corra
Um dos fatores mais destacados do Philadelphia Eagles é a capacidade de parar o jogo aéreo do inimigo. Os comandados de Sirianni irão para o Super Bowl LIX como a melhor defesa no que tange à contenção de es da liga.
Para se ter uma ideia do domínio e da mobilidade da defesa do clube da Pensilvânia, basta ver algumas das estatísticas em que ela aparece em primeiro lugar: jardas concedidas por e do adversário (6), jardas de e concedidas por jogo (174,2), es de 20 ou mais jardas permitidos (35) e porcentagem de primeiras descidas concedidas (29,5%).
Embora a média de jardas permitidas no jogo aéreo tenha aumentado na pós-temporada para 245,7, a equipe sofreu apenas três touchdowns aéreos nos três jogos dos playoffs até agora. No entanto, eles têm mais dificuldade em jardas curtas, com apenas 41 knockdowns no quarterback adversário (14º na NFL).

Se Kansas City Chiefs pode causar algum dano, mesmo que não seja sua especialidade, é no jogo terrestre. O Philadelphia é a 10ª franquia que mais cede jardas no jogo corrido, com uma média de 104,2 por jogo (105,7 nos playoffs). Na verdade, eles terminaram em nono lugar em jardas por carregada na temporada regular, com 4,3 contra 4,1 do Missouri.
Mesmo assim, a pressão sobre os jogadores do atual bicampeão da NFL será constante. Isso é comprovado pelos 22 fumbles, seis deles recuperados, causados pelos defensores do Eagles durante a temporada. Além disso, eles permitiram apenas 11 touchdowns terrestres nos 20 desafios que enfrentaram em 2024.
Pegue-me se você puder
Mas, amigos e fãs de futebol americano, se há uma coisa pela qual os Eagles são conhecidos, é pelo jogo terrestre. Na vitória de 55 a 23 nas finais da conferência sobre o Washington Commanders, há pouco menos de duas semanas, eles chegaram à end zone sete vezes correndo (três com Jalen Hurts, outras três com Saquon Barkley e uma vez com Will Shipley).
Durante o jogo do título da NFC, Barkley e Jalen Hurts se tornaram a primeira dupla de companheiros de equipe a marcar três touchdowns por terra na história dos playoffs e a segunda a fazer isso em qualquer jogo, depois de Priest Holmes e Derrick Blaylock, do Chiefs, em outubro de 2004.
Mais um motivo para estarmos confiantes em uma vitória sobre os atuais bicampeões. E tem mais. Saquon Barkley trouxe um upgrade muito necessário para um adversário já formidável. Assim, o nova-iorquino recebeu o Prêmio Jim Brown no NFL Honors, que o credencia como o líder da liga em jardas corridas. Além disso, no Super Bowl LIX, ele encerrará a temporada como o jogador com mais jardas terrestres (temporada regular + playoffs) se somar mais 30 jardas.
Coletivamente, Philadelphia está em segundo lugar em jardas por carregada (3.048) e em segundo lugar em touchdowns terrestres (29).

O problema está no jogo aéreo. O time é o terceiro pior ataque em jardas aéreas na temporada regular, com 3.157 jardas, um efeito colateral inevitável da propensão de Jalen Hurts ao jogo terrestre. De fato, os Eagles estão em último lugar em tentativas de e (448), o que os ajuda a subir para o terceiro lugar em interceptações sofridas (6).
E, assim como em 2023, os Eagles de Nick Sirianni estão preocupados com a proteção ao quarterback, já que a linha ofensiva permitiu 45 sacks.
No domingo, no Super Bowl LIX, eles terão de lutar com unhas e dentes para confirmar a ótima imagem que deram ao longo da temporada. Felizmente, se alguma das estrelas falhar, sempre haverá caras como AJ Brown ou DeVonta Smith para assumir o controle.