Mais

Rossi orgulhoso em ver Alpine de volta ao pódio da Foŕmula 1

Esteban Ocon terminou na 3ª posição em Mônaco
Esteban Ocon terminou na 3ª posição em MônacoAFP
A Alpine conquistou o primeiro pódio da temporada de Fórmula 1 em Mônaco, no domingo, e o executivo-chefe Laurent Rossi, que alertou sobre as consequências do fracasso após os resultados ruins da estreia, disse estar orgulhoso do desempenho.

O terceiro lugar de Esteban Ocon na corrida de rua mais glamourosa da temporada, e que é efetivamente uma rodada em casa para a equipe de propriedade da Renault, aliviou um pouco da pressão que estava se acumulando.

"Estou feliz. Estou feliz pela equipe", disse o francês à Reuters enquanto caminhava para o pitlane para uma foto de grupo comemorativa.

"Não vou dizer que quero que eles terminem em terceiro lugar em todas as corridas, isso seria irrealista - eu adoraria, mas ainda temos muito trabalho a fazer para chegar lá", acrescentou quando perguntado se era o tipo de desempenho que ele esperava.

"Mas, sim, com certeza, seremos sérios, aplicados, teremos um desempenho forte como tivemos neste fim de semana - pilotos, engenheiros, mecânicos, todos aqui na pista e nas (fábricas de) Enstone e Viry.

"Foi sólido, como em Miami. Tudo o que eu preciso é que eles reproduzam isso."

Em Miami, a corrida anterior a Mônaco, Rossi avisou que faria mudanças antes do final da temporada se o desempenho não melhorasse e disse que a responsabilidade era do diretor da equipe, Otmar Szafnauer.

Efeito galvanizador

O francês Pierre Gasly terminou em oitavo e o compatriota Ocon em nono naquela corrida, encerrando uma série de duas rodadas sem nenhum ponto que fez com que o quarto colocado do ano ado caísse para sexto no geral.

No domingo, na 50ª corrida da Alpine com essa marca, Gasly foi o sétimo colocado e a equipe ultraou a McLaren e ficou em quinto lugar na classificação dos construtores.

"Estou orgulhoso deles e eles também devem estar orgulhosos", disse Rossi.

Perguntado se suas críticas anteriores tiveram um efeito galvanizador, ele respondeu: "É um pouco cedo para dizer isso. Também seria presunçoso dizer isso. Mas certamente teve um efeito, que é dizer que não ficaríamos satisfeitos com isso, há algumas coisas que precisamos melhorar.

"O desempenho do carro, como eu disse na época, levará tempo. Ele precisa de atualizações regulares, melhorias no carro, e nós faremos isso. Conseguimos uma excelência operacional e fico feliz por isso.

"Eles também demonstraram uma mentalidade muito boa nas duas últimas corridas, então, quer tenha funcionado ou não, eles estão fazendo o que estava faltando, então estou feliz."

Ocon, vencedor na Hungria em 2021 com a Alpine, disse que seu terceiro pódio na carreira coroou um "fim de semana excelente" para a equipe e esperava que fosse o início de algo maior.

"Desde o simulador até todas as sessões de treinos, melhoramos o carro do início ao fim e não erramos em nenhum momento", disse o primeiro francês no pódio de Mônaco desde Olivier Panis em 1996.