Piastri largará ao lado de George Russell (Mercedes) na primeira fila no domingo, superando o britânico por 168 milésimos de segundo.
Atrás dele, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e o prodígio italiano da Mercedes, Kimi Antonelli, foram o terceiro e o quarto mais rápidos, respectivamente.
A pole position de Piastri era lógica, já que as McLarens têm sido superiores em todos os aspectos ao resto da equipe desde o início do fim de semana no circuito de Sakhir, no meio do deserto do Bahrein.
Mas o sexto lugar de Norris, mais de quatro décimos de segundo atrás de seu companheiro de equipe, é uma clara decepção para a equipe laranja.
A outra surpresa na classificação foi a quinta posição do francês Pierre Gasly, da equipe Alpine. Depois de três Grandes Prêmios, a equipe sa é a única que ainda não marcou pontos.
O espanhol Carlos Sainz (Williams) conseguiu ar para a Q3 e largará em oitavo, enquanto seu compatriota, o veterano Fernando Alonso (Aston Martin), não conseguiu ar para a Q2 depois de se classificar em 14º.
No domingo, Norris largará uma posição à frente do holandês Max Verstappen (Red Bull). O tetracampeão mundial está apenas um ponto atrás do britânico na classificação geral e ambos precisarão sobreviver no meio do pelotão para subir na classificação.
Na pista técnica de Sakhir, onde a corrida será realizada às 13h (horário de Brasília), há mais oportunidades de ultraagem do que nos Grandes Prêmios anteriores e também haverá mais degradação dos pneus, duas condições que “a priori” beneficiam a McLaren.