Mais

Fernando Alonso terá concorrência de "berçário" na temporada 2025 da Fórmula 1

Fernando Alonso com Oscar Piastri
Fernando Alonso com Oscar PiastriXavi Bonilla/DPPI/DPPI via AFP
Até sete pilotos que correrão no Campeonato Mundial do próximo ano ainda não eram nascidos quando o espanhol fez sua estreia na Fórmula 1 com a Minardi, em 4 de março de 2001.

Fernando Alonso será mais uma vez o piloto mais velho do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2025. Aos 43 anos de idade (ele completa 44 em 29 de julho), o piloto da Aston Martin ainda está perseguindo seu terceiro título da categoria e a tão almejada 33ª vitória.

Sua excepcional longevidade permite que o espanhol permaneça competitivo, mas também cria algumas situações engraçadas, já que cada vez mais seus companheiros de grid nem sequer eram nascidos quando ele soube o que era entrar em um monoposto como profissional.

Na verdade, no próximo ano haverá sete homens que ainda não estavam neste planeta em 4 de março de 2001, o dia em que Alonso fez sua estreia no Grande Prêmio da Austrália, aos 19 anos. Um fato que mostra a qualidade e a fome que o espanhol, um dos melhores de todos os tempos, possui.

O grid do Campeonato Mundial de F1 para 2025.
O grid do Campeonato Mundial de F1 para 2025.@F1

Andrea Kimi Antonelli (Mercedes, 18), Oscar Piastri (McLaren, 23), Gabriel Bortoleto (Sauber, 20), Jack Doohan (Alpine, 21), Liam Lawson (Red Bull, 22), Oliver Bearman (Haas, 19) e Isack Hadjar (RB, 20) não tinham visto a luz do sol há 24 temporadas e, em 2025, competirão frente a frente com uma lenda que é a referência para muitos que buscam chegar ao topo.

O mais próximo de Fernando, que já brilhou em 2024 em sua McLaren, é o australiano Oscar Piastri, nascido apenas um mês e três dias (6 de abril de 2001) após a estreia do bicampeão. O mais jovem do grid, o italiano Kimi Antonelli (25 de agosto de 2006), nem sequer era uma ideia na mente de seus pais na época.

A disparidade pode aumentar

Uma declaração recente de Flavio Briatore ao Le Parisien abriu a porta para a possibilidade de Franco Colapinto (21 anos) ingressar na Alpine em algum momento da temporada: "Começaremos o ano com Pierre Gasly e Jack Doohan, posso garantir. Depois disso, veremos o andamento da temporada", disse o consultor italiano.

"Se houver um piloto que não esteja progredindo, que não esteja me dando resultados, eu o trocarei. Não se pode ser emocional na F1", acrescentou ele, deixando claro que não haverá problema em tentar coisas diferentes se as coisas não derem certo na equipe sa.

Substituir Gasly pelo argentino, atualmente reserva da Williams, faria com que oito companheiros de equipe não tivessem nascido quando Fernando Alonso fez sua estreia na F1. No entanto, é provável que o mais jovem dos dois, Jack Doohan, seja o único a ser descartado.