Mais

Diretor da McLaren elogia Norris por proteger a equipe após fim de semana difícil

Diretor da McLaren divide culpa por corrida ruim
Diretor da McLaren divide culpa por corrida ruimReuters / Hamad I Mohammed
Após Lando Norris fazer uma autocrítica pelos contratempos que sofreu no GP de Bahrein, do último domingo (13), o diretor da McLaren, Andrea Stella, disse que o piloto estava sendo injusto consigo mesmo e assumiu a culpa pela equipe.

Norris afirmou que estava "sem noção na pista" após a classificação de sábado em Sakhir. Depois de terminar em terceiro, em uma corrida vencida pelo companheiro de equipe Oscar Piastri, o britânico declarou que cometeu muitos erros.

Veja os destaques do GP Bahrein

"Toda vez que eu fazia uma coisa boa, fazia duas ruins. Algo simplesmente não está funcionando comigo e com o carro. Não estou conseguindo fazer nenhuma das voltas que fazia na temporada ada", desabafou Norris, que lidera à frente do australiano Piastri por três pontos.

"O carro era simplesmente fantástico e isso está me ajudando a sair de muitos problemas no momento. Mas não estou nem perto da capacidade que eu tinha, o que é ruim", completou.

McLaren divide a culpa

O chefe da McLaren comentou com a imprensa que irava a honestidade de Norris, que usava o coração na manga em vez de erguer um muro.

"É relativamente único o fato de ele ser tão visível e aberto. Ele é bastante autocrítico. No ado, outros campeões poderiam dizer que o problema estava em outro lugar. É algo importante que iro em Lando, e que me torna muito privilegiado e sortudo como diretor de equipe", disse o italiano, que trabalhou com o sete vezes campeão mundial Michael Schumacher na Ferrari.

"Ele absorve a culpa e a aponta para si mesmo. Ele levanta a mão, absolvendo totalmente a equipe: 'Fui eu, não a equipe'. O que é totalmente impreciso. Houve coisas que fizemos que tornaram a vida de Lando menos fácil. Sabemos quais foram tecnicamente. Alguns outros pilotos, assim que há um problema, dizem: 'Ah, a equipe'. Lando não faz isso", acrescentou.

Norris itiu que foi duro consigo mesmo, mas foi assim que sempre agiu e seria ainda mais difícil não demonstrar como se sente.

"Quando dou minhas entrevistas e tudo o mais, muito disso provavelmente é apenas para extravasar minha frustração. É só porque não estou conseguindo alcançar o que quero. Sei o que posso fazer e do que sou capaz, e não estou nem perto de alcançar isso. Estou muito decepcionado comigo mesmo", confessou.

Adaptação para o ano

Stella disse que Norris, vencedor da abertura da temporada na Austrália, teve "uma incrível capacidade de corrida" e simplesmente ou por uma fase temporária em que as coisas não saíram como planejado, enquanto levava o carro ao limite.

"Entendemos o que está acontecendo, mas será necessário um pouco de adaptação do próprio Lando e algumas adaptações da equipe, mas acho que o entendimento é bom e estamos muito otimistas de que isso será resolvido", explicou.

Stella disse que a McLaren sempre compartilhou a culpa e "sabemos que há algumas coisas que podemos fazer melhor para deixar Lando mais confortável no carro".