Mais

Consultor da Red Bull se mostra preocupado com o futuro do atual campeão Verstappen na equipe

Helmut Marko, consultor da Red Bull, tem receio de perder Verstappen na próxima temporada
Helmut Marko, consultor da Red Bull, tem receio de perder Verstappen na próxima temporadaReuters / Go Nakamura
O consultor Helmut Marko, da Red Bull, expressou preocupação com a permanência de Max Verstappen na equipe de Fórmula 1, caso não consigam dar ao tetracampeão mundial um carro mais rápido.

Verstappen, vencedor no Japão em 6 de abril, teve dificuldades para chegar em sexto lugar no Grande Prêmio do Bahrein de domingo (13) e, em determinado momento, foi o último na pista. Um ano antes, o piloto holandês de 27 anos havia conquistado a pole position em Sakhir, pelo segundo ano consecutivo, com a volta mais rápida.

Veja os destaques do GP de Bahrein

Agora, Verstappen está em terceiro lugar na classificação geral, oito pontos atrás do líder da McLaren, Lando Norris.

"A preocupação é grande. As melhorias precisam vir em um futuro próximo para que ele tenha um carro com o qual possa vencer novamente. Precisamos criar uma base com um carro para que ele possa lutar pelo campeonato mundial", disse Marko à Sky , sobre os temores crescentes de perder Verstappen para outra equipe já na próxima temporada.

Depois de largar em sétimo, a corrida do campeão foi ainda mais prejudicada por um problema com o sistema de luz superior da equipe que sinaliza quando um piloto pode deixar os boxes.

"Foi um fim de semana ruim para a equipe, nada deu certo desde o início da corrida. Mas é um campeonato de 24 corridas, estamos oito pontos atrás no campeonato de pilotos e sabemos que temos que progredir muito rapidamente", disse o chefe de equipe Christian Horner aos repórteres.

Receio de perder o campeão

A emissora Sky Sports, da Grã-Bretanha, disse que o diretor de Verstappen, Raymond Vermeulen, foi visto gritando com Marko na garagem da equipe após a corrida. Repórteres holandeses citaram Verstappen e afirmaram que o piloto sentia que estava apenas competindo no campeonato em vez de lutar por ele.

O atual campeão tem contrato com a Red Bull até o final de 2028, mas Marko já havia confirmado que existe uma cláusula de liberação. O holandês tem sido associado à Mercedes e à Aston Martin, casa do ex-diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, e futura parceira da Honda, atual fornecedora de motores da escuderia de Verstappen.

A próxima corrida é o Grande Prêmio da Arábia Saudita, em Jeddah, no próximo domingo (20).