Três campeões mundiais de futebol, liderados por Andrés Iniesta, a lenda do tênis Rafael Nadal e a primeira jogadora de basquete a vencer a WNBA com três equipes diferentes se despediram dos torcedores. Quais outros grandes nomes terminaram suas carreiras neste ano?
Toni Kroos
34 anos, jogador de futebol
O vencedor da Copa do Mundo de 2014 ou os anos mais bem-sucedidos da carreira no Real Madrid, com o qual ganhou quatro LaLigas e dominou a Liga dos Campeões cinco vezes.
O alemão também venceu a competição europeia com o Bayern de Munique. Antes da Euro 2024, o meio-campista anunciou o retorno à seleção, mas, surpreendentemente, também o fim da carreira.
"Estou feliz por poder continuar ajudando a seleção e o futebol alemão, embora eu esperasse completar meu retorno ganhando o título europeu", disse o melhor jogador da Alemanha de 2024, logo após a derrota para a Espanha.
Andrés Iniesta
40 anos, jogador de futebol
Outro vencedor da Copa do Mundo (2010), além de bicampeão europeu com a Espanha, vinculou sua carreira à Espanha. Foi com o Barcelona que Iniesta estreou em 2002 e com os Blaugranas, o meio-campista ganhou quatro Ligas dos Campeões e venceu a LaLiga nove vezes. Depois de 674 jogos com a famosa camisa, foi para o Japão em 2018, e jogou pelo Vissel Kobe antes de ir para os Emirados Árabes no ano ado e encerrar a carreira.
"Eu não esperava que esse dia chegasse. Nunca imaginei isso. Mas todas essas lágrimas são lágrimas de emoção e orgulho, não de tristeza. São as de um garoto que sonhava em ser jogador de futebol e que, graças ao trabalho duro, ao esforço e ao sacrifício, conseguiu", escreveu Iniesta em comunicado de despedida.
Raphael Varane
31 anos, jogador de futebol
Para não ser superado por esses campeões mundiais, Varane, que venceu a Copa em 2018, também se despediu em 2024. O zagueiro jogou pelo Real Madrid de 2011 a 2021 e, além de quatro Ligas dos Campeões, ganhou três títulos nacionais com o time. O francês disputou 93 partidas e marcou cinco gols pelo país e conquistou a medalha de prata com a seleção na Copa do Mundo de 2022.
Varane jogou pela última vez no estreante Como, da Serie A, mas fez apenas uma partida pela equipe italiana e se aposentou após uma grave lesão. Antes disso, ou três anos no Manchester United, onde ganhou a Copa da Inglaterra. Joel Matip e Thiago Alcântara também se despediram do futebol profissional.
Rafael Nadal
38 anos, jogador de tênis
Não há necessidade de uma longa introdução. Nadal ou 209 semanas no topo do ranking mundial e venceu 92 torneios, incluindo 22 Grand Slams. Somente seu eterno rival, o sérvio Novak Djokovic, tem mais sucesso nos principais torneios. O espanhol é, sem dúvida, um dos melhores jogadores da história do tênis.
E ninguém pode contestar seu domínio no saibro. Durante a ilustre carreira, estabeleceu vários recordes que serão muito difíceis de serem superados e certamente não triunfa apenas na superfície mais lenta.
Andy Murray
37 anos, jogador de tênis
No início de 2024, outro membro do lendário Big Four, Andy Murray, se aposentou do tênis profissional. O britânico já havia se despedido no Grand Slam de Wimbledon, onde ganhou dois dos três títulos principais em 2013 e 2016.
O tenista só encerrou a carreira quase um mês depois, nos Jogos Olímpicos de Paris. Andy, assim como Rafa, sofreu com complicações de saúde nos últimos anos, que, juntamente com a idade, foram os principais motivos da aposentadoria.
"De qualquer forma, nunca gostei de tênis", escreveu de forma exagerada na rede X. Imediatamente depois de se aposentar, Murray alterou o status da conta oficial de "Eu jogo tênis" para "Eu joguei tênis".
Dominic Thiem
31 anos, jogador de tênis
Um final infeliz encerrou a carreira de Dominic Thiem. O tenista austríaco decidiu desistir principalmente por causa dos constantes problemas no pulso. A lesão arruinou quase toda a temporada de 2021 e ele nunca recuperou a melhor forma após o retorno. O ex-vencedor do US Open pelo menos fez uma exibição de despedida em casa, em Viena.
O circuito feminino da WTA também perdeu suas estrelas dos últimos anos. Duas campeãs de Grand Slam que se tornaram número um do mundo, Angelique Kerber e Garbiñe Muguruza, disseram adeus.
Marc Gasol
39 anos, jogador de basquete
Na NBA, em que foi eleito o melhor jogador defensivo em 2013, Gasol começou no Memphis e jogou por 11 anos. Em seguida, se mudou para Toronto e comemorou um título com a equipe canadense em 2019. O espanhol concluiu a carreira na NBA com o Los Angeles Lakers.
No total, o jogador fez 891 partidas na liga, com média de 14 pontos, 7,4 rebotes e 3,4 assistências por jogo. Além disso, o icônico pivô estendeu a carreira com o clube natal, o Bàsquet Girona, que fundou em 2014. Gasol também conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial e duas medalhas de prata nas Olimpíadas.
Aaron Donald
33 anos, jogador de futebol americano
Donald se aposentou da carreira profissional como um dos melhores defensive backs da NFL. O nativo de Pittsburgh ou 10 temporadas na competição mais famosa do futebol americano, todas com o Los Angeles Rams.
O jogador ajudou os Rams a ganhar o Super Bowl em 2022 e é um dos três homens a ser nomeado três vezes linebacker do ano da NFL. De acordo com a Spotrac, ganhou mais de 164 milhões de euros durante a carreira e pode contar com a entrada no Hall da Fama.
Alex Morgan
35 anos, jogadora de futebol americano
A duas vezes vencedora da Copa do Mundo, com 224 partidas pelos Estados Unidos, anunciou que será mãe pela segunda vez e se aposentará do futebol profissional. Morgan, que já tem uma filha de quatro anos, foi parte da equipe vencedora da medalha de ouro nas Copas do Mundo de 2015 e 2019, e também ganhou a prata em 2011.
A jogadora conquistou um ouro olímpico com os EUA em Londres 2012 e um bronze (Tóquio 2021). Com 123 gols, é a quinta maior artilheira da história da seleção americana.
Candace Parker
38 anos, jogadora de basquete
A bicampeã olímpica (2008 e 2012) anunciou a decisão duas semanas antes do início da nova temporada da WNBA, na qual ela foi a primeira jogadora a vencer com três equipes diferentes. A escolha número 1 no Draft da NBA de 2008 ou 16 temporadas no exterior. Parker ganhou o primeiro título em 2016, com o Los Angeles Sparks, e outro há três anos com o Chicago Sky.
A jogadora fez história na WNBA ao se tornar a primeira jogadora a ganhar os prêmios de Estreante do Ano e Jogadora Mais Valiosa na mesma temporada. A americana ganhou o prêmio de MVP das finais em 2016 e o de melhor jogadora defensiva da competição há quatro anos.