Mais

Com Estêvão na lista, Flashscore aponta jovens jogadores a serem observados em 2025

Estêvão fica no Palmeiras somente até o meio de 2025
Estêvão fica no Palmeiras somente até o meio de 2025Cesar Greco/Palmeiras
Uma das coisas mais empolgantes para os fãs de futebol é o surgimento de um novo talento. Mas quais jovens jogadores poderão ser observados em 2025?

Para responder a essa pergunta, pedimos aos especialistas em futebol de nossas 13 redações que escolhessem um jogador emergente (19 anos ou menos) que merecem atenção neste novo ano que aparece. 

Você já deve ter ouvido falar de alguns deles, enquanto outros podem ser novas descobertas. 

Estevão (17) - Palmeiras

Estêvão é a nova joia do futebol brasileiro. Um garoto que, desde seus primeiros toques no Cruzeiro, quando ainda era uma criança apelidada de "Messinho", foi previsto que teria um futuro incrível pela frente. Ele era realmente excepcional e continua sendo. Ele é talvez um dos melhores e mais completos atacantes que a base do Palmeiras poderia oferecer ao mundo. Ainda mais do que Endrick...

A avaliação pode ser injusta porque ambos têm características diferentes, mas Estêvão tem múltiplas qualidades. Sua explosão, tomada de decisão, visão de jogo e finalização são muito boas. Ele também é capaz de ser uma ameaça real em situações de bola parada. Por exemplo, ele não se esquivou de fazer do veterano goleiro Cássio sua vítima quando marcou um gol de falta no final da partida, em uma vitória vital na penúltima rodada do Brasileirão.

O que dizer de um atacante que terminou o Brasileirão, um dos torneios mais equilibrados do mundo, diretamente responsável por 22 dos gols de sua equipe? Com 13 gols e nove assistências na Série A, ele esteve envolvido em 36% dos gols do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Dá para imaginar o que ele pode fazer ao lado de Cole Palmer quando for para o Chelsea este ano? Enzo Maresca poderá ter um ataque com muito entretenimento, isso é certo.

Apesar de sua pouca idade, Estevão tem sido muito bem istrado nos bastidores e demonstra muita maturidade. Ele é um garoto que tem tudo para se desenvolver na Premier League e ter um ano brilhante em 2025, inclusive sendo mais bem aproveitado por Dorival Júnior na Seleção.

sco Camarda (16) - Milan

sco Camarda, um jovem fenômeno do Milan, já está fazendo história no futebol italiano e europeu. Com apenas 15 anos e 260 dias de idade, em 25 de novembro de 2023, ele fez sua estreia na Serie A contra a Fiorentina, tornando-se o jogador mais jovem a atuar na primeira divisão da Itália.

Naquela ocasião, ele entrou em campo aos 38 minutos do segundo tempo para substituir Luka Jovic, demonstrando grande personalidade. Esse recorde o catapultou para os holofotes, confirmando as altas expectativas ao seu redor graças às suas impressionantes conquistas nas categorias de base.

Outro momento memorável ocorreu em 22 de outubro de 2024, quando Camarda fez sua estreia na Liga dos Campeões em uma partida contra o Brugge. Entrando em campo aos 30 minutos do segundo tempo, ele estabeleceu um novo recorde como o italiano mais jovem a jogar na competição, com apenas 16 anos e 226 dias de idade.

Durante a partida, ele também teve um gol anulado pelo VAR por um impedimento, provando ainda que está pronto para causar impacto em nível europeu. Essa estreia foi calorosamente recebida pelos torcedores do Milan, que o veem como uma promessa concreta para o futuro do clube.

Nascido em 2008, Camarda possui habilidades técnicas notáveis, conforme demonstrado durante suas aparições sob a orientação de Fonseca e na Serie C com o time de jovens do Milan. Torcedor apaixonado do Milan, ele vai desde os cânticos da Curva Sul no banco de reservas até o encantamento dos torcedores em campo.

Confortável de costas para o gol, o jovem prodígio não hesita em se libertar para receber a bola, tratando-a com o cuidado de um verdadeiro atacante. Apesar da pouca idade, o atacante já possui um instinto extraordinário de marcar gols, sempre se encontrando na posição certa para atacar e incomodar as defesas adversárias.

Números de Camarda
Números de CamardaFlashscore

Com números impressionantes, incluindo mais de 480 gols nas categorias de base, Camarda está se estabelecendo como um dos talentos mais promissores do futebol mundial. Apesar de sua pouca idade, ele já demonstrou grande maturidade. 

Se continuar a crescer com a mesma consistência e determinação, sob a orientação do Milan, ele tem tudo para se tornar um pilar da equipe e um jogador importante para a seleção italiana, seguindo os os das lendas que vieram antes dele.

Geovany Quenda (17) - Sporting

Não são muitos os jovens de 17 anos que conseguem se impor em um time que acabou de ganhar o campeonato, mas esse foi o caso de Geovany Quenda. Altamente considerado na base do Sporting, o jovem atacante teve a chance de ter minutos na temporada 2023/24, mas Ruben Amorim interrompeu sua estreia com palavras proféticas: "Ele terá tempo para ser campeão com o Sporting".

Poucos pensariam que a estreia de Quenda seria alguns meses depois, no time titular contra o Porto na Supercopa. Sem Nuno Santos e Matheus Reis na esquerda, Amorim deslocou Geny Catamo e abriu a ala direita para Quenda. Como atacante, o jovem teve de estar mais atento à defesa, mas acabou se destacando e marcando gols. Apesar da derrota, ele se consolidou como um jogador-chave para o Sporting nesta temporada.

Canhoto, mas jogando pela direita, ele é capaz de dar largura pelo lado do campo ou, até mesmo, combinar com o atacante interno e os meias. Mais do que apenas um ala que dá trabalho, ele tem visão de jogo e qualidades de e. Prova disso é a assistência para Viktor Gyokeres contra o Manchester City na Liga dos Campeões.

Ele é um dos três que jogaram em todas as 24 partidas que o Sporting disputou nesta temporada (ao lado de Francisco Trincao e Viktor Gyokeres), com dois gols e uma assistência. Tudo isso em uma equipe estabelecida que acabara de vencer o campeonato.

Ele já foi convocado duas vezes para a seleção portuguesa. Mas, em ambas as ocasiões, Roberto Martinez não encontrou tempo para estreá-lo. No entanto, o futuro é brilhante e muitas convocações certamente virão.

Dean Huijsen (19) - Bournemouth

Apesar de ter apenas 19 anos, Dean Huijsen já jogou pela Juventus, Roma e pelo atual clube, o Bournemouth. Isso significa que ele já tem experiência na Serie A, especificamente em dois dos maiores clubes, e na Premier League. Além disso, ele foi convocado pela Holanda (sub-17, sub-18 e sub-19) e agora joga pela Espanha (sub-21), país onde cresceu.

Huijsen é uma grande ameaça nas cobranças de bola parada, principalmente por causa de sua altura (1,95 metro). Com a Roma, ele marcou dois gols e, nesta temporada, já marcou contra o Tottenham e o Manchester United na Premier League.

Além disso, ele jogou 90 minutos nas últimas seis partidas e parece que continuará sendo um jogador importante para o técnico Andoni Iraola. De acordo com as classificações do Flashscore, ele está com uma média de 7,3 em sua primeira temporada na Premier League.

Todos esses argumentos nos fazem pensar que, em 2025, Huijsen poderia ter uma chance de entrar para a seleção espanhola, já que Luis de la Fuente costuma reconhecer o bom trabalho dos jovens jogadores. Um jogador semelhante a ele, em termos de altura e qualidade de saída de bola da defesa, é Pau Torres, embora Huijsen seja mais agressivo.

Ayyoub Bouaddi (17) - Lille

Nascido em Senlis, na região de Oise, na França, Ayyoub Bouaddi chegou ao Lille no verão europeu de 2021, vindo do AFC Creil, aos 13 anos. Dois anos depois, em outubro de 2023, ele fez sua estreia na Ligue 1 contra o Brest, tornando-se, aos 16 anos e 20 dias, o jogador mais jovem do século 21 a jogar em uma partida do Campeonato Francês.

Mas os recordes não param por aí. Um ano depois, ele estreou na Liga dos Campeões contra o Real Madrid no dia de seu aniversário de 17 anos. O Lille venceu por 1 a 0 e o jovem jogador fez uma excelente partida, conseguindo conter Jude Bellingham no meio-campo.

A primeira coisa que chama a atenção quando você vê Bouaddi jogar é, obviamente, a sua maturidade. Como diria o técnico Bruno Genesio, seu cérebro é bem treinado, e ele provou isso jogo após jogo nesta temporada.

Com sua visão de jogo, cabeça erguida, repetição de esforços, recuperações e alta taxa de acerto de es, o jogador de 17 anos tem muito a oferecer ao Lille e, até o momento, já disputou 17 partidas em todas as competições. Com 1,80 m de altura, o meio-campista tem muito espaço para melhorar.

Quando dizemos que ele é inteligente, não é à toa. Com o hábito de subir rapidamente na carreira, o francês se tornou profissional aos 16 anos antes de se juntar ao Clairefontaine, onde foi convocado por Gerald Baticle para a equipe sub-21, atuando com atletas dois anos mais velhos, sem deixar os estudos de lado. 

"Eu queria continuar meus estudos porque isso me permite aproveitar ao máximo meu tempo livre para aprender", explicou ele quando foi convocado para Clairefontaine pela primeira vez.

"Para mim, a matemática pode me ajudar a entender o jogo mais rapidamente, especialmente do ponto de vista tático."

Então, aí está. Há muito espaço para melhorias para esse garoto talentoso, que está muito à frente do restante de sua geração. Para lembrar, ele também se tornou o jogador mais jovem a disputar uma competição da UEFA com 16 anos e três dias na Liga Conferência. Uma trajetória que lembra a de Warren Zaire-Emery no PSG.

Chidozie Obi-Martin (17) - Manchester United

Nem todo jogador de futebol consegue se transferir do Arsenal para o Manchester United, e menos ainda antes dos 18 anos. No entanto, esse é o caso de Chido Obi-Martin, de 17 anos, que, para desgosto de muitos torcedores dos Gunners, se transferiu no último verão europeu, depois de ser atraído pelos planos do United, rejeitando oferta do Arsenal para seu primeiro contrato profissional.

Ele já deixou sua marca no noroeste da Inglaterra, onde, entre outros feitos, marcou dois gols na vitória do Manchester United sub-18 por 5 a 0 sobre o Coventry na Copa da Inglaterra Juvenil. De fato, o futuro parece brilhante para o jovem atacante.

Chido Obi, como ele prefere ser chamado, causou comoção nas mídias sociais depois de marcar nada menos que 10 gols em uma vitória por 14 a 3 contra o Liverpool na categoria sub-16 em novembro de 2023.

Mais tarde na temporada, ele marcou sete gols na vitória do Arsenal sobre o Norwich por 9 a 0, e acabou quebrando o recorde de gols na liga sub-18 com um total de 32 gols em 18 jogos. A essa altura, os torcedores do Arsenal devem estar babando com a perspectiva de que o atlético e forte Chido Obi assumisse seu lugar na equipe de Mikel Arteta nos próximos anos. Mas não era para ser assim.

Chido Obi se transferiu de Copenhague, sua terra natal, para o Arsenal aos 14 anos, um ano antes de seu compatriota dinamarquês Nicklas Bendtner. Ele anunciou sua saída durante o verão europeu de 2024 e, em outubro, como já era esperado, assinou contrato com um dos arquirrivais do clube.

Chido Obi estava na lista do The Guardian dos jogadores mais promissores nascidos em 2007, mas algumas pessoas afirmaram que a sua proficiência na frente do gol se deve, em grande parte, à vantagem física sobre os adversários.

E é verdade que esse dinamarquês se tornou grande desde cedo, com 1,88 m de altura aos 16 anos.

Mas, além do ritmo excepcional quando em velocidade máxima e de uma habilidade extraordinária para superar a armadilha do impedimento, Chido Obi também oferece muito em jogadas de ligação e é implacável na frente do gol, o que evoca lembranças de um certo norueguês do outro lado da cidade.

De fato, o futuro parece promissor para Chido Obi e para o United se ele conseguir transferir essa crueldade para o nível mais alto.

Ethan Nwaneri (17) - Arsenal

O jogador mais jovem da história da Premier League está pronto para um 2025 de grande sucesso depois de se estabelecer no time do Arsenal que busca o título.

Ethan Nwaneri ganhou destaque em 2022 depois de sair do banco de reservas para fazer sua estreia no time principal no último minuto da vitória do Arsenal por 3 a 0 sobre o Brentford, com apenas 15 anos e 181 dias.

Seu progresso desde então tem sido surpreendente e o técnico Mikel Arteta foi recentemente forçado a restringir o tempo de jogo do meio-campista a fim de moderar as expectativas e istrar sua carga de trabalho.

"Precisamos nos certificarde que o construímos tijolo por tijolo, mas temos um jogador", disse ele depois que Nwaneri marcou um gol sensacional contra o Preston na Copa da Liga.

Nwaneri entrou para a base do clube aos nove anos de idade, ganhando uma bolsa de estudos depois de jogar apenas oito minutos em um teste. Mais tarde, ele se juntou ao time sub-16 enquanto estava no sub-14, e ao sub-18 como parte do sub-15, marcando 17 gols em 20 partidas - incluindo cinco na vitória do Arsenal por 7 a 1 sobre o Crewe pela FA Youth Cup.

O gerente da base do Arsenal, Per Mertesacker, disse ao site do clube: "Vi vídeos das equipes sub-9 e sub-10 torcendo pelo Ethan em Hale End quando ele entrou em campo. Jogadores que começariam a mesma jornada, na base, estavam torcendo por ele."

Agora com 17 anos, o jogador da seleção sub-19 da Inglaterra tem mais jogos na Premier League do que Phil Foden, do Manchester City, e Bukayo Saka, também formado na base do Arsenal, conseguiram quando tinham 18 anos.

Em novembro, ele marcou seu primeiro gol na Premier League em uma vitória por 3 a 0 sobre o Nottingham Forest, tornando-se o nono artilheiro mais jovem da história da liga (com 17 anos e 247 dias).

Nwaneri jogou 354 minutos nesta temporada, sendo 215 na Copa da Liga, 108 na Premier League e 31 na Liga dos Campeões. Com quatro gols, ele é um dos dois únicos jogadores sub-18 que marcaram mais de um gol em todas as competições das cinco principais ligas da Europa. O outro? Lamine Yamal, do Barcelona e da Espanha.

Paul Wanner (19) - Heidenheim

Jamal Musiala? Florian Wirtz? A Alemanha está atualmente aprimorando uma nova e impressionante geração de jovens astros do ataque - e a Federação Alemã tem outro trunfo na manga: Paul Wanner.

No entanto, ainda não há certeza de que o jogador de 19 anos jogará pela Alemanha. Nascido em Dornbirn, na Áustria, Wanner também poderia jogar pelo time alemão. No entanto, o meia-atacante, que atualmente está emprestado pelo Bayern de Munique ao Heidenheim, rival na Bundesliga e participante da Liga Conferência, ou por todas as equipes de base da seleção alemã.

Mas quem é esse Wanner - e o que o torna tão interessante? Ele foi comprado pela base do Bayern em 2018 e fez sua primeira aparição profissional por empréstimo no Elversberg, da segunda divisão. Uma temporada de estreia impressionante foi seguida por uma transferência para o Heidenheim em 2024, onde ele se destacou logo no início da temporada e chamou a atenção com três gols em seus dois primeiros jogos.

Sua recompensa foram as palavras de incentivo dos mais altos escalões: "Estamos pensando nele", disse o diretor esportivo do Bayern, Christoph Freund, pouco antes das férias de inverno. Os campeões também estão de olho na capacidade de finalização e na criatividade de Wanner.

A próxima etapa para que Wanner se torne o centro das atenções será a Eurocopa sub-21, em junho de 2025, quando ele provavelmente terá de tomar uma grande decisão.

Alexandru Stoian (17) - Farul Constanta

Alexandru Stoian, um produto da Hagi Academy, fez história em 28 de outubro de 2022, tornando-se o segundo jogador mais jovem a estrear na Liga 1 da Romênia. Com apenas 14 anos, 10 meses e 13 dias, ele participou da vitória do Farul Constanta por 2 a 1 contra o FC U Craiova. Na mesma temporada, ele venceu o campeonato romeno com o Farul.

O jovem meia-atacante, que já representou a Romênia nas categorias de base, disputou oito partidas nesta temporada. Seu talento não ou despercebido internacionalmente, já que ele foi recentemente nomeado entre os "Next Generation 2023" do The Guardian- uma lista dos 60 jogadores de futebol mais promissores do mundo nascidos em 2007.

Stoian em ação
Stoian em açãoČTK / imago sportfotodienst / Anca Tepei

Em resposta a esse reconhecimento, Stoian permaneceu firme: "Sou grato pela atenção, mas preciso trabalhar ainda mais para alcançar o nível de jogadores como Lamine Yamal e jogar na Liga dos Campeões."

Seu técnico no Farul Constanta, o ídolo romeno Gheorghe Hagi, fala muito bem do jovem: "Ele é um garoto incrivelmente talentoso com qualidades excepcionais. Ele tem ritmo, técnica e ótima visão de jogo. Embora ainda haja trabalho a ser feito, se ele se mantiver firme e continuar a se desenvolver, poderá se tornar um jogador importante para o futebol romeno."

Stoian tem como meta marcar seu primeiro gol na Liga 1 nesta temporada. Atualmente avaliado em 89.000 euros pelo Flashscore, espera-se que o valor do adolescente aumente significativamente nos próximos anos.

Dominik Pech (18) - Slavia Praga

Dominik Pech comemorou seu 18º aniversário e a celebração pareceu durar todo o outono. Em 24 de outubro, ele fez sua estreia na Liga Europa contra o Bilbao e, sete dias depois, marcou seu primeiro gol na Copa da República Tcheca. Um mês depois, ele marcou seu primeiro gol na liga tcheca. O final do ano foi um ponto de virada para o jovem meio-campista.

Ele chamou a atenção do técnico Jindrich Trpisovsky pela primeira vez aos 15 anos de idade. Por quê? Excelente movimentação e técnica. O controle de bola e os dribles estão em um nível muito alto, considerando sua idade. Ele parece um típico ponta, mas, na realidade, seu lugar é no meio-campo.

Não é comum que um técnico do Slavia pegue um adolescente e o coloque no time titular. Uma exceção foi feita para Pech, com o loiro de cabelos encaracolados recompensando o técnico com uma assistência para o gol da vitória.

Ele driblou três adversários do Liberec e deu um e brilhante para Mojmir Chytil. Um golaço. O estádio inteiro o aplaudiu.

Ele está sempre em movimento, como exige o futebol do Slavia. Mas Pech também tem habilidades, o que é seu valor agregado e a razão pela qual ele pode ser um novo garoto-prodígio em 2025.

Leo Sauer (19) - NAC Breda

Leo Sauer é um talento geracional de 19 anos do futebol eslovaco. Junto com seu irmão Mario, um ano mais velho e líder do meio-campo do MSK Zilina, eles começaram no futebol na base do Slovan Bratislava. Mas logo trocaram as condições medíocres de seu desenvolvimento pela renomada academia do Zilina. Depois de menos de cinco anos, o Feyenoord apareceu e Leo não teve dúvidas de que esse era o caminho certo.

Ele mostra suas qualidades constantemente. Curiosamente, ele não havia jogado uma única partida pela equipe principal do Zilina, na Eslováquia, mas fez sua estreia no Feyenoord. Ele confirmou seu talento na Copa do Mundo sub-20, onde ajudou seu país a chegar às oitavas de final com duas assistências. Em sua estreia em Roterdã, ele marcou imediatamente um gol contra o Oostende, aos 16 anos de idade. Seu crescimento tem sido inquestionável.

Outro jogador de futebol eslovaco, David Hancko, ajudou-o a se aclimatar rapidamente na Holanda. Em sua estreia na Eredivisie, Sauer salvou o empate da equipe com um gol na prorrogação. Com 17 anos, nove meses e três dias, ele se tornou o eslovaco mais jovem da história a fazer sua estreia na Liga dos Campeões. Desde então, o Feyenoord enviou seu talento por empréstimo ao Breda. Como resultado, ele já disputou quase 30 jogos na primeira divisão holandesa, com cinco gols e quatro assistências.

Talvez ninguém se surpreenda com o fato de que até mesmo sco Calzona não tenha resistido aos seus dribles inteligentes em velocidade ou à sua habilidade de jogar com os dois pés. O técnico italiano da seleção eslovaca até encontrou um lugar para Sauer no elenco final da Euro 2024, dando a Leo quatro minutos.

A velocidade, os dribles, a criatividade e o controle geral da bola são seus pontos fortes. Com 1,84 cm de altura, ele também não é estranho aos duelos. No entanto, ele precisa acrescentar mais ao seu jogo defensivo, o que é exigido dos alas hoje em dia. Se nada de extraordinário acontecer, ele deverá defender a equipe sub-21 da Eslováquia na Eurocopa de 2025.

Jan Faberski (18) - Jong Ajax

A Polônia pode viver do futebol, mas definitivamente não vive de enviar uma quantidade enorme de talentos do futebol para o mundo. Na era do inevitável declínio de Robert Lewandowski, cada vez mais se questiona se surgirá alguém no país capaz de preencher a lacuna e chegar ao mesmo patamar. 

As respostas às vezes são tão sombrias quanto uma tarde de dezembro em Radom, ou em qualquer outra cidade. Afinal de contas, ao lapidar diamantes, um erro pode arruinar todo o esforço.

Mas há jogadores que têm a promessa de um futuro brilhante e Jan Faberski parece ter um à sua frente. Sua postura ainda não inspira respeito, com seus 1,70 cm. 

No entanto, desde que se transferiu da base do Jagiellonia Bialystok para o Jong Ajax, no verão europeu de 2022, seu jogo amadureceu em uma direção muito interessante. É interessante notar que Wesley Sneijder viu nele o potencial para se tornar "o maior jogador de futebol da história" em 2024, uma citação que imediatamente chamou a atenção da mídia em todo o país.

Faberski não só progrediu com sucesso nas categorias de base do Ajax, como também estreou em 2024 na equipe reserva contra o PSV e causou uma ótima impressão. Nominalmente associado a um ponta direita, ele também foi escalado na esquerda e confirmou que não importa onde ele começa.

Ele se posiciona muito bem em campo; seus instintos e decisões ultraam sua idade de 18 anos, e é por isso que ele está gradualmente aumentando sua marca na 2ª divisão holandesa. O talento de Faberski é inquestionável, e ele até ou da seleção sub-19 para a seleção sub-21 da Polônia este ano.

Em seus últimos cinco jogos de 2024, o atacante canhoto marcou dois gols e deu uma assistência. Não se fala em explosão de talentos, mas sim em moldá-los o a o, e ninguém na Polônia ousaria questionar o desenvolvimento dos jovens no Ajax.

O lugar de Faberski entre os nomes apresentados à UEFA para a Liga Europa também aguçou o apetite por sua estreia no time principal do clube. Será que o veremos na Eredivisie em 2025?

Sean Steur (16) - Jong Ajax

Sean Steur faz parte de um grupo de jogadores holandeses muito talentosos nascidos em 2008. O meio-campista tecnicamente talentoso possui um controle de bola extremamente fino e pertence à categoria de jogadores que temos visto na Holanda desde 2018/19 que tem "um toque de Frenkie de Jong" em seu jogo.

Steur, no entanto, tem uma mentalidade muito mais ofensiva do que o meio-campista do Barcelona. O jovem de 16 anos geralmente joga como meio-campista central ou camisa 10 e muitas vezes consegue se destacar com es precisos e dribles ágeis.

No último verão europeu, Steur foi frequentemente associado a uma transferência para o PSV, onde seu irmão mais velho, Roy, também tem contrato, mas decidiu permanecer fiel ao clube da capital.

Em maio, Steur fez sua estreia na 2ª divisão holandesa pelo Jong Ajax, pelo qual já disputou 13 partidas. Os torcedores holandeses esperam que ele esteja à altura de seu potencial e que possa fazer combinações brilhantes com outros talentosos meio-campistas de sua geração, como Ayoub Ouarghi (Feyenoord) e Levi Acheampong, ou com os um pouco mais velhos Kees Smit (AZ) e Tygo Land (PSV), que também possuem uma técnica aveludada.