Os dois primeiros sets foram bastante disputados, mas a parcial decisiva foi uma mera formalidade, já que Musetti machucou a coxa e não teve condição de lutar mais.
Confira os detalhes da final do Masters 1000 de Monte Carlo
Este foi o 1º título do espanhol no Principado de Mônaco e seu sexto de nível Masters na carreira. Apenas Rafael Nadal conquistou mais títulos (22) de Masters 1000 do que Alcaraz antes de completar 22 anos.
A conquista foi também a primeira no saibro para Carlitos desde Roland Garros 2024.
Com o resultado, o tenista de 21 anos voltará a ocupar a 2ª colocação do ranking, ultraando o alemão Alexander Zverev.
Já Musetti, que disputava sua primeira final de Masters 1000, subirá para a 11ª posição – a melhor de sua carreira.
Lesão atrapalha a decisão
Antecipada em 3 horas por conta da previsão de chuva, a final foi puro entretenimento nos dois primeiros sets.
O italiano entrou no jogou com variedade e agressividade, acertando 7 winners e cometendo apenas 6 erros não forçados para sair na frente.

Alcaraz reagiu no segundo set, jogando mais perto da linha de base, e encontrando um maior controle de seu forehand e de seu saque.
O espanhol converteu 78% dos pontos no 1º serviço, forçou Musetti a cometer mais erros (9), e empatou o duelo de forma enfática.

No terceiro set, Musetti sentiu um problema na coxa esquerda e não conseguiu se movimentar direito. Quando foi quebrado pela segunda vez, em 3-0, ele chamou o fisioterapeuta, mas não adiantou.
Carlos Alcaraz só teve de colocar a bola em quadra para virar o confronto. Esta foi sua 4ª vitória em 5 jogos contra o italiano.