Mais

COB suspende Wallace após post sobre tiro no presidente Lula

Wallace foi oposto da seleção brasileira na Rio 2016
Wallace foi oposto da seleção brasileira na Rio 2016AFP
O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) suspendeu emergencialmente nesta sexta-feira (3) o jogador de vôlei Wallace de Souza, do Sada Cruzeiro. O oposto fez uma publicação em seu Instagram sobre dar um tiro no presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão tem efeito imediato.

Wallace foi “cautelarmente suspenso” de todas as atividades esportivas oficiais até que o processo seja finalizado, e terá cinco dias úteis para se defender. 

O parecer relatou que “as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças - ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem - foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático”.

O Conselho de Ética do COB também destacou que campeões olímpicos “exercem influência em toda a juventude” e “devem ter em mente que a sua conduta reflete na sociedade de maneira diferenciada”.

O post polêmico de Wallace
O post polêmico de WallaceReprodução/Instagram

O jogador, já afastado pelo Sada Cruzeiro, foi denunciado ao Conselho de Ética pelo próprio COB e pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Wallace postou na terça-feira (31) uma enquete em seu Instagram perguntando aos seus seguidores se eles dariam um tiro na cara do presidente “com essa 12” – arma que o atleta segurava.

Após apagar o post horas depois, ele pediu desculpas pela publicação “infeliz” e disse que "não tinha intenção de incitar a violência".

Story de Wallace postado na terça (31)
Story de Wallace postado na terça (31)Reprodução/Instagram