A atleta de 23 anos iria enfrentar Yang Liu na final da categoria até 66kg, mas Janjaem Suwannapheng, da Tailândia, que perdeu para Khelif nas semifinais, irá lutar contra a chinesa em seu lugar.
"A boxeadora Imane Khelif foi excluída do Campeonato Mundial de Boxe da IBA devido ao não cumprimento dos critérios de elegibilidade da IBA", disse o órgão governante em uma declaração.
"A IBA mantém suas regras e regulamentos, bem como a privacidade pessoal e médica de seus atletas, portanto, a violação dos critérios de elegibilidade não pode ser compartilhada pela IBA".
O Comitê Olímpico Argelino disse que Khelif foi desqualificada por "razões médicas" e que apoiaria sua preparação para o torneio de qualificação africano para as Olimpíadas de Paris do próximo ano.

A mídia argelina informou que Khelif foi desclassificada por alto nível de testosterona em seu sistema. "Há alguns países que não queriam que a Argélia ganhasse uma medalha de ouro", disse a boxeadora à TV argelina Ennahar. "Isto é uma grande conspiração, e não vamos ficar calados sobre isso".
A bicampeã mundial de Taiwan, Lin Yu-tingboxe, perdeu sua medalha de bronze depois que também não cumpriu os critérios de elegibilidade da IBA, disse o corpo dirigente do boxe amador.
A búlgara Svetlana Kamenova Staneva, que perdeu para Lin nas quartas de final, foi condecorada com a medalha de bronze.