As esperanças do candidato holandês Boris van der Vorst de desafiar o russo Kremlev terminaram depois que 106 delegados votaram contra a realização de uma nova eleição, com 36 votos a favor e quatro abstenções.
Kremlev foi eleito sem oposição em maio, depois que Van der Vorst foi declarado inelegível. O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) decidiu em junho que Van der Vorst foi injustamente impedido de se candidatar.
A IBA, órgão que rege o boxe amador mundial, suspendeu a federação ucraniana na sexta-feira (23), deixando-a impossibilitada de votar. A federação havia pedido aos membros da IBA na quinta-feira (22) que Kremlev renunciasse ou fosse destituído do cargo.
O congresso extraordinário foi adiado por uma hora devido a uma falha de energia. A decisão deste domingo (25) lançou novas dúvidas sobre os esforços do esporte para preservar sua vaga olímpica após os Jogos de Paris, em 2024.
A IBA, anteriormente conhecida como AIBA, foi destituída de envolvimento nas Olimpíadas de Tóquio do ano ado devido a questões de governança, finanças, arbitragem e questões éticas.
O boxe não está no programa inicial dos Jogos de Los Angeles, em 2028. O COI está gerenciando a competição de Paris 2024.