Após 540 jogos no NBB, Marquinhos deu adeus ao basquete na Arena UniBH, assim como aconteceu com a lenda Oscar. Não foi a despedida projetada, já que o Vasco perdeu para o Minas Tênis Clube por 83 a 63, sendo varrido nas quartas de final, mas o agora ex-atleta recebeu o carinho do público rival em um gesto clássico na capital mineira.
Confira a tabela do NBB no Flashscore
Com a camisa da Seleção Brasileira, Marquinhos disputou os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio, quatro anos depois, além de ter faturado o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Ele ainda chegou à NBA, onde teve uma rápida agem pelo New Orleans Hornets, hoje Pelicans, e brilhou no NBB, onde conquistou seis títulos, todos eles vestindo a camisa do Flamengo, o grande rival do último clube de sua carreira, o Vasco da Gama.
Na partida final de sua trajetória nas quadras, Marquinhos contribuiu com 12 pontos, sete rebotes e três assistências, mas o Vasco não foi páreo para um Minas Tênis Clube dominante.
Jogando diante de sua torcida, a equipe mineira confirmou o favoritismo obtido com a liderança absoluta na fase classificatória, varrendo sua segunda série nesta pós-temporada do NBB. O cestinha do confronto foi o norte-americano Jeremy Hollowell, com 18 pontos, 15 rebotes e sete assistências em 31 minutos jogados. O Minas ainda registrou cinco jogadores com duplos dígitos em pontuação no confronto, com destaque para Wini Silva, com um duplo-duplo — 12 pontos e 10 rebotes.
Bauru elimina São Paulo com show de Dontrell Brite
Na semifinal, o time de Belo Horizonte enfrentará o Bauru Basket, que dominou o São Paulo no quarto final do confronto dessa quarta-feira, no a de Pressão, e venceu por 89 a 85. Assim como o Minas Tênis, o time do interior paulista fechou a série em 3 a 0, se impondo após um complicado 3 a 2 diante do Paulistano nas quartas de final.
O cestinha do Bauru na vitória sobre o Tricolor foi o norte-americano Dontrell Brite, com 34 pontos. O veterano Alex Garcia também teve uma partida destacada, com 18 pontos e sete assistências. Pelo lado do São Paulo, Paulo foi o principal destaque, com 23 pontos e 11 rebotes.
As semifinais do NBB estão programadas para começar no dia 23 de maio, podendo se estender até o dia 4 de junho. As finais estão previamente marcadas para os dias 7, 12, 14, 18 e 21 de junho.