Mais

Thunder x Timberwolves: veja datas e onde assistir à final da Conferência Oeste da NBA

Conteúdo patrocinado
Anthony Edwards e Shai Gilgeous-Alexander ficarão frente a frente neste confronto entre Timberwolves e Thunder
Anthony Edwards e Shai Gilgeous-Alexander ficarão frente a frente neste confronto entre Timberwolves e ThunderDavid Berding/Getty Images/AFP
Oklahoma City Thunder e Minnesota Timberwolves decidem a Conferência Oeste buscando a grande final da NBA. O primeiro jogo acontece nesta terça-feira (20), às 21h30.

Os finalistas do Oeste estão definidos: o Oklahoma City Thunder enfrentará o Minnesota Timberwolves para ver quem representará a conferência nas finais da NBA em 2025. Esta série colocará frente a frente dois jovens astros como destaques em franquias que lutam pelos holofotes do Oeste: Shai Gilgeous-Alexander, pelo Thunder, e Anthony Edwards, pelo Timberwolves.

Siga a NBA no Flashscore

O Minnesota Timberwolves tenta chegar ao seu primeiro troféu da conferência, batendo na trave duas vezes: perdeu para o Los Angeles Lakers de Phil Jackson em 2004 e para o Dallas Mavericks de Jason Kidd na última temporada.

Já o Oklahoma City Thunder busca o quinto título da conferência - se contarmos os três da era Seattle SuperSonics, que chegou a levar um título da NBA. Como Thunder, é a quinta final do Oeste, vencendo em 2012 o San Antonio Spurs e perdendo em 2011 (Dallas Mavericks), 2014 (San Antonio Spurs) e 2016 (Golden State Warriors).

A decisão começa com o cabeça de chave número um, Oklahoma City Thunder, recebendo o sexto cabeça de chave, Minnesota Timberwolves, nesta terça-feira (20), às 21h30. Por ter feito a melhor campanha, o Thunder abre o confronto e terá a chance de fechar, caso precise dos sete jogos.

Oklahoma City Thunder x Minnesota Timberwolves: datas do confronto

Jogo 1: 20 de maio (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília), Paycom Center, Oklahoma

Jogo 2: 22 de maio (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília), Paycom Center, Oklahoma

Jogo 3: 24 de maio (sábado), às 21h30 (horário de Brasília), Target Center, Minneapolis

Jogo 4: 26 de maio (segunda-feira), às 21h30 (horário de Brasília), Target Center, Minneapolis

 

Se necessário:

Jogo 5: 28 de maio (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília), Paycom Center, Oklahoma

Jogo 6: 30 de maio (sexta-feira), às 21h30 (horário de Brasília), Target Center, Minneapolis

Jogo 7: 1º de junho (domingo), às 21h30 (horário de Brasília), Paycom Center, Oklahoma

Trajetória: Thunder x Timberwolves

O Oklahoma City Thunder dominou a temporada regular com 68 vitórias e apenas 14 derrotas. Sua caminhada pela conferência foi destaque, com 39 triunfos e 13 reveses. Foi o terceiro time com a maior média de pontos (120,5), atrás apenas de Memphis Grizzlies (120,8) e Denver Nuggets (121,7), mas o poder defensivo foi o grande destaque, sendo a equipe que menos concedeu pontos aos adversários em média por jogo (107,6) entre os times de sua conferência.

Apesar de ter ficado com a melhor campanha na temporada regular, o Thunder teve um caminho complexo nos playoffs, mais especificamente nas semifinais. O primeiro combate foi um 4-0 não tão simples contra os Grizzlies, que deram muito trabalho em seus domínios. Na semi, o Thunder precisou do Jogo 7 para ar pelos Nuggets, campeões da NBA em 2023, que já vinham de um confronto com sete jogos diante dos Clippers.

O Minnesota Timberwolves ficou em sexto na temporada regular com o retrospecto de 49 vitórias e 33 derrotas (33 vitórias e 19 derrotas na conferência). O balanço ficou estável entre jogos dentro e fora de casa com 25 triunfos em seus domínios e 24 como visitante. Assim como o Thunder, a defesa teve um papel importante na temporada regular, concedendo uma média de 109,3 pontos por jogo, a terceira melhor da Conferência Oeste.

E o Minnesota Timberwolves precisou de 10 jogos no total para chegar a esta final, mesmo tendo enfrentado os dois maiores vencedores da história da Conferência Oeste: Los Angeles Lakers e Golden State Warriors. Contra os Lakers, o jogo inicial foi amplamente dominado pelos Wolves, que acabaram perdendo o Jogo 2, mas completaram o trabalho nos duelos seguintes. Já contra os Warriors, sétimo cabeça de chave, o Timberwolves começou perdendo a série, mas recuperou diante de um Golden State com Stephen Curry lesionado.

Destaques: Thunder x Timberwolves 

Definitivamente os olhos estarão em Shai Gilgeous-Alexander, pelo Thunder, e Anthony Edwards, pelo Timberwolves.

Gilgeous-Alexander vem mostrando um basquete eficiente e maduro, mesmo com seus 26 anos. Ele tem médias acima de 30 pontos e aproveitamento em arremessos na faixa de 60% nos últimos três jogos, acalmando os mais críticos que o consideram fora de foco em momentos cruciais da temporada. Defensivamente ele contribuiu com seus cinco rebotes de média na temporada regular, chegando a ter 10 rebotes defensivos no Jogo 3 contra o Denver, além de ajudar a forçar 22 turnovers e mobilizar Nikola Jokic.

Com apenas 23 anos, Edwards esbanja seu carisma na potência da equipe do Timberwolves. Além de média de 26 pontos contra os Warriors, ele se destacou com média de sete rebotes defensivos neste confronto com o Golden State. E é justamente em seu jogo completo que ele deve se concentrar, já que, curiosamente, nas duas derrotas dos Wolves para o Thunder na temporada regular, Edwards foi o maior pontuador de sua equipe, diferentemente de quando o Minnesota saiu vencedor deste confronto direto. Isso mostra como Naz Reid, Julius Randle e Jaden McDaniels devem se envolver mais ofensivamente.

Onde assistir pela TV ao vivo ou transmissão online?

TV aberta: Sem transmissão

TV fechada: ESPN 2

Streaming: Disney+

Internet: NBA League

Odds para Oklahoma City Thunder x Minnesota Timberwolves

A primeira partida tem amplo favoritismo na bet365 para o Oklahoma City Thunder pelo desempenho na temporada regular e por atuar diante de sua torcida no Paycom Center. Vitória do OKC tem odd de 1.33, enquanto triunfo do Minnesota Timberwolves tem odd de 3.40.

Entre os jogadores, Rudy Gobert, com odd de 3.00, e Chet Holmgren, tendo odd de 2.30, estão entre os mais cotados de seus times para fazer duplo-duplo, enquanto Julius Randle lidera com a odd mais baixa para o triplo-duplo (26.00).