"Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida. Na quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores e jogadores defensivos da história da NBA. Fora da quadra, ele dedicou seu coração e alma para ajudar os outros", escreveu Adam Silver, comissário da NBA.
Confira a tabela da pré-temporada da NBA no Flashscore
“Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para servir como o primeiro Embaixador Global da NBA. Ele era um humanitário em sua essência.
"Ele amava o que o jogo de basquete poderia fazer para causar um impacto positivo nas comunidades, especialmente em sua República Democrática do Congo e em todo o continente africano. Tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver como sua generosidade e compaixão elevavam as pessoas.
"Ele sempre foi ível em eventos da NBA ao longo dos anos – com seu sorriso contagiante, voz grave e forte e balançar de dedos característico que o tornou querido pelos fãs de basquete de todas as gerações", acrescentou Silver.
Depois de aposentar-se das quadras, em 2009, Mutombo focou seus esforços na filantropia e no humanitarismo, ajudando especialmente o Congo, seu país de nascimento, e todo continente africano.
Em 1997, ele criou a Fundação Dikembe Mutombo, 12 anos antes de decidir pelo adeus ao basquete, onde ajudou na melhoria de vida de inúmeras famílias, além de trabalhar de forma efetiva na redução da poliomelite na África. Por seus esforços, ele recebeu inúmeras premiações.