Com 38 pontos de frente para o adversário celta, essa foi a maior vitória da história de Nova York na pós-temporada da NBA. As coisas, a bem da verdade, já estavam praticamente resolvidas no intervalo, quando os Knicks caminharam para o vestiário com uma vantagem de 27 pontos.
Confira a tabela da NBA no Flashscore
Fazendo um jogo praticamente perfeito e sem resistência por parte de Boston, os Knicks determinaram o destino da série no terceiro período, finalizando a parcial com 35 pontos de diferença (92 a 57).
Os atuais campeões se colocaram em uma posição difícil no quarto, quando Jaylen Brown, MVP das finais da NBA no ano ado, foi ejetado de quadra devido à sexta falta. Sem Jayson Tatum, que rompeu o tendão de Aquiles no jogo 4 da série, a situação dos Celtics ficou bem complicada.
Mas nada tira a qualidade absoluta dos Knicks, que retornam à final do Leste após longos 25 anos. Os cestinhas da partida foram Jalen Brunson e OG Anunoby, ambos com 23 pontos. Outros dois jogadores de Nova York registraram mais de 20 pontos no duelo — Mikal Bridges (22) e Karl-Anthony Towns (21).
Pelo lado de Boston, Jaylen Brown, mesmo atuando em três quartos, anotou 20 pontos, com seis rebotes e seis assistências.
Veja como foi New York Knicks 119 x 81 Boston Celtics
A final do Leste contra os Pacers representará a possibilidade de uma revanche para os Knicks. Em 2000, na última aparição da franquia da Big Apple na decisão, Indiana levou a melhor, fechando a série em 4 a 2. Nova York tenta colocar fim a uma seca de títulos que perdura desde 1973.