O espanhol de 20 anos tem agora uma vantagem de 880 pontos sobre Novak Djokovic, a quem derrotou em cinco sets na final do Grand Slam inglês.
Em setembro, Alcaraz terá de defender os 2 mil pontos que ganhou com a conquista do US Open de 2022. Por outro lado, o sérvio tem zero ponto a defender, pois não pôde comparecer devido à sua recusa em se vacinar contra a COVID-19.

O russo Daniil Medvedev continua em 3º lugar, a uma curta distância dos dois primeiros. Não houve outras alterações no Top 10.
O americano Tommy Paul subiu um lugar e roubou o 14º lugar ao croata Borna Coric. É a melhor classificação da carreira do semifinalista Australian Open de 2023.
O polonês Hubert Hurkacz subiu para o 17º lugar, ultraando o australiano Alex De Minaur. O alemão Alexander Zverev está de volta ao Top 20, subindo dois lugares para a 19ª posição. O argentino Francisco Cerundolo, que desceu um lugar, é o 20º.
O brasileiro Tiago Monteiro despencou 27 posições e saiu do Top 100.
Agora o brazuca melhor colocado é Thiago Wild, que escalou 10 degraus é agora o 121º do mundo, uma posição à frente de Monteiro.