É o fim de uma era no Bernabéu, quando Carlo Ancelotti se prepara para deixar o Real Madrid como o técnico mais bem-sucedido da história do clube em termos de troféus conquistados (15), tentando recompensar os torcedores com uma última vitória. Embora a temporada não tenha sido muito satisfatória, já que o time terminará em segundo lugar em La Liga, atrás do rival Barcelona, e terá apenas a Supercopa da UEFA e o Mundial de Clubes da FIFA para mostrar seus esforços, o time está pelo menos terminando com um propósito, vencer os dois últimos jogos da liga.
Se o italiano precisar de alguma motivação extra antes de partir para assumir o cargo no Brasil, ele tem um histórico de nunca ter perdido um jogo em casa contra a Real Sociedad (V4, E2). Três vitórias consecutivas em La Liga aqui sugerem que eles têm uma boa chance, mas o Real teve que lutar, pois seus últimos seis jogos em casa em La Liga foram decididos por uma margem de um gol (V5, D1), mas isso talvez não seja surpreendente, considerando o número de defensores titulares que não estão disponíveis.
Também tem sido uma temporada decepcionante para a Real Sociedad, que se despede do seu técnico de longa data e altamente conceituado, Imanol Alguacil, depois de não conseguir se classificar para a Europa pela primeira vez desde 2018/19. A corajosa vitória por 3 a 2 sobre o Girona no último fim de semana, na qual o time marcou um gol nos acréscimos, foi muito pouco e muito tarde, já que o estrago havia sido feito por uma sequência de seis jogos sem vitória na liga antes disso (E2, D4).
Vencer apenas um de seus últimos dez jogos fora de casa em La Liga (E2, D7) também contribuiu para a posição intermediária da Real e não inspirará muita confiança ao se dirigir ao Bernabéu. A Sociedad sabe que eles podem competir aqui depois do empate em 4 a 4 na Copa do Rei após a prorrogação em abril, em que estavam 4 a 3 à frente após os 90 minutos.
Jogadores a serem observados: Xabi Alonso, novo técnico do Real Madrid, teria solicitado ao clube a prorrogação do contrato do veterano Luka Modrić e, depois de dar assistência nos dois últimos jogos do Real Madrid, ele claramente ainda tem muito a oferecer. O meio-campista Pablo Marín abriu o placar para a Real Sociedad contra o Girona e também deu assistência para o gol de abertura no empate da Copa do Rei no mês ado.
Estatística de destaque: O Real Madrid terminou quatro de suas últimas cinco campanhas em La Liga com um empate (V1).
Leia mais: Em sentença histórica, Justiça espanhola condena torcedores por racismo contra Vini Jr.
Escrito por John Pennington