O Tottenham teve sua espera de 17 anos por títulos finalmente encerrada no meio da semana, quando Brennan Johnson marcou o único gol na vitória por 1 a 0 sobre o Manchester United na final da Liga Europa da UEFA. A declaração enfática do técnico Ange Postecoglou de que ele sempre ganha algum troféu em sua segunda temporada acabou se confirmando, e talvez esse sucesso seja suficiente para lhe render uma terceira temporada no comando.
Algo de que Postecoglou não pode escapar é a realidade de sua campanha mais desastrosa na primeira divisão desde o rebaixamento na década de 1970, com o Tottenham começando a última rodada de jogos como o clube sobrevivente com a classificação mais baixa da divisão. Uma nova derrota faria do Tottenham o primeiro clube da primeira divisão a perder 22 vezes em uma temporada de 38 jogos sem ser rebaixado, e no seu caminho está o Brighton que superou um déficit de 2 a 0 no intervalo para vencer por 3 a 2 no duelo direto anterior.
O Brighton terminará em oitavo ou nono lugar, dependendo dos resultados deste fim de semana, de modo que o técnico Fabian Hürzeler pode reivindicar algum sucesso nesse sentido depois que o clube terminou em 11º lugar sob o comando do antecessor Roberto De Zerbi em 2023/24. Eles também estão prontos para entrar no verão com a cabeça erguida depois de vencer três dos últimos quatro jogos da liga (E1), incluindo uma vitória por 3 a 2 contra o Liverpool na rodada ada.
O Brighton tentará vencer jogos consecutivos no campeonato contra o Tottenham pela primeira vez em sua história e chega a essa partida como favorito graças a um histórico muito forte fora de casa contra alguns dos times mais fracos da divisão. O Brighton venceu seis de seus nove jogos fora de casa na Premier League contra os atuais times da parte de baixo da tabela (E2, D1), incluindo quatro dos sete jogos em que começou como favorito (E2, D1).
Jogadores para ficar de olho: Richarlison é o único jogador do Tottenham a marcar dois gols durante a sequência de seis jogos sem vitória nessa competição (E1, D5), mas ele ou em branco em seus últimos seis jogos contra o Brighton. Danny Welbeck também marcou dois gols nesse período de seis rodadas e fez o gol da vitória no duelo direto anterior.
Estatística de destaque: 70% dos jogos do Brighton nesta temporada da Premier League tiveram mais de 2,5 gols.
Escrito por Aaron Murphy