O fantasma do rebaixamento assombra este duelo entre Vitória e Santos, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão da Barra começa o fim de semana uma posição acima do Z4 com um triunfo nas últimas cinco partidas (1V, 2E, 2D) e preparando-se para o difícil e importante confronto fora de casa do meio de semana contra a Universidad Católica pela Copa Sul-Americana para definir seu futuro na competição internacional.
Em solo nacional, a equipe comandada pelo técnico Thiago Carpini busca sair da Z4 da tabela de mandantes, posição conquistada boa parte graças ao seu setor defensivo. Nas quatro partidas disputadas até aqui em casa, o Vitória sofreu cinco gols, sendo o segundo time mais vazado (5GC) em partidas em seus domínios - o Sport lidera (7GC).
Já o Santos aparece na vice-lanterna do Brasileirão e busca evitar a sexta derrota consecutiva fora de casa no torneio nacional. O alento para o torcedor santista é ver que nestas cinco partidas sua equipe perdeu por apenas um gol de diferença, saindo à frente no placar uma vez, mas sofrendo a virada na sequência. Por três vezes, porém, o ataque foi ineficaz, ando em branco.
Além disso, o torcedor do Peixe chega aqui revoltado com a eliminação na Copa do Brasil no meio de semana para o CRB nos pênaltis após empate em 1 a 1 no placar agregado. O time comandado pelo recém-chegado Cléber Xavier contou com Neymar na segunda metade do segundo tempo, mas não produziu o bastante ofensivamente para vencer a defesa rival.
Jogadores a serem observados: Artilheiro do Vitória nesta Série A (3G), Renato Kayzer tem a melhor média de gol por toques na bola: 1 a cada 11. Um dos santistas que tentará freá-lo será Gonzalo Escobar, líder de desarmes do Brasileirão (44).
Estatística de destaque: O Santos tenta evitar atingir uma marca de novembro de 2015: ar quatro partidas sem marcar em uma mesma edição de Brasileirão.
Escrito por Fernando Almeida